Bombinhas
Vai direto para o pulmão, com
absorção e distribuição sistêmica (para o restante do organismo) mínima,
causando assim, muito menos efeitos colaterais.
É uma medicação segura,
baseada em vários estudos científicos e usada há muitos anos. Pesquisas
atuais continuam garantindo a sua eficácia e segurança. Bombinha não
mata, não vicia e não ataca o coração!
Detalhes
Existem medicações inalatórias
para usar nas crises (broncodilatadores) e para prevenir crises
(corticóides inalatórios ou associação de corticóide inalatório com
broncodilatadores de longa duração) e vários tipos de dispositivos para
usá-las. A bombinha substitui de forma muito satisfatória, a inalação
com nebulizador, pois a medicação (o broncodilatador) se deposita mais
no pulmão. É mais prática, rápida e a aceitação da criança também é
maior.
P - Como devo utilizar a bombinha?
A técnica correta para utilizar a bombinha em crianças menores de cinco anos é sempre com Espaçador! A bombinha apresenta uma parte metálica que contém a medicação (canister) e uma parte de plástico que envolve essa parte metálica. A parte de plástico da bombinha deve ser encaixada em uma das extremidades do Espaçador. A outra extremidade com a máscara deve estar acoplada à face da criança, envolvendo nariz e boca. A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha). Acoplar o Espaçador à face da criança e aplicar o jato. Aguardar 10 segundos para que a criança respire normalmente dentro da máscara, com a boca semi-aberta e sem chupeta! Após a aplicação da medicação, lavar o rosto e a boca da criança e fazer bochechos com água, para evitar dermatites de face e candidíase oral (sapinho).
P - Porque usar o Espaçador?
Para crianças pequenas ou que não conseguem fazer esforço suficiente para utilizar a bombinha, utilizamos um dispositivo chamado Espaçador. Espaçador é um reservatório onde o medicamento que será inalado, fica suspenso, aguardando a inspiração e expiração da criança, permitindo assim uma maior deposição pulmonar da medicação. Há vários tipos de Espaçadores, com volumes e materiais diferentes (plástico ou alumínio), com máscara (ideal para crianças menores de cinco anos), sem máscara, com válvula (permite maior deposição da medicação), sem válvula e os artesanais. A escolha do Espaçador ideal deve ser feita pelo seu médico. Os Espaçadores de alumínio são considerados melhores que os Espaçadores de plástico, pois o alumínio não possui carga eletrostática, evitando-se assim que parte da medicação fique aderida às paredes do mesmo, diferentemente do plástico que possui uma alta carga eletrostática retendo parte da medicação às paredes do espaçador.
P - Quais os cuidados que devo ter com o Espaçador?
A limpeza do Espaçador deve ser feita uma vez ao mês ou a cada quinze dias. Usar quatro gotas de detergente neutro para um litro de água. Mergulhar o Espaçador nessa solução por cinco minutos e, sem enxaguar, deixar secar naturalmente. Não enxugar a parte interna do espaçador, para não criar carga eletrostática. Isso aumenta sua eficácia e evita que a carga eletrostática apareça nos espaçadores de alumínio. Nunca use o Espaçador molhado. Guarde-o em local seco e limpo.
Fonte: Dra. Francisca Rosângela A. Castro